Tratamentos

Cirurgia Plástica Gengival

Cirurgia Plástica Gengival

O sorriso gengival pode ser definido como uma alteração estética, causando exibição excessiva das gengivas durante o movimento do lábio ao sorrir. Um sorriso belo depende de uma harmonia entre a forma e simetria dos dentes, lábios e gengivas.

O crescimento gengival esconde boa parte da coroa dos dentes, deixando-os em menor tamanho e exposição devido à existência das hiperplasias gengivais (aumento de volume). Essas hiperplasias podem ser causadas por manifestação bacteriana, trauma ou medicamentoso.  É fundamental conhecer os fatores que podem estar associados ao sorriso gengival para o diagnóstico e definição do plano de tratamento.

O procedimento terapêutico de eleição considerado é a remoção dos excessos e remodelação dos tecidos gengivais através de procedimentos simples de cirurgias plásticas periodontais, gengivoplastia e/ou gengivectomia.

Inicialmente os pacientes serão submetidos a uma análise clínica pelos especialistas, fotografias iniciais e exames radiográficos específicos para o planejamento cirúrgico do caso, garantindo um pós-operatório tênue e satisfatório.

 

Recobrimento Radicular

A recessão gengival pode ser definida como alteração da posição ideal da margem gengival, expondo a superfície radicular. Pode progredir para o desenvolvimento de hipersensibilidade dentinária, lesões de desgaste radicular e cáries. Existem múltiplos fatores de riscos que contribuem para o seu surgimento, tais como: tecido gengival delgado, perda óssea, inflamação gengival, trauma mecânico durante a higiene oral, mau posicionamento dentário e hábitos de ranger ou apertar os dentes. Sendo assim, é de fundamental importância a identificação dos fatores desencadeantes para o planejamento cirúrgico do recobrimento das raízes.

A preocupação principal dos pacientes em relação a recessão na região é a aparência estética. Na presença de um sorriso alto, a exposição da raiz torna-se mais evidente apresentando uma coloração mais escurecida do que a coroa dos dentes, inibindo o paciente perante situação de sorriso radiante.

Através de uma avaliação com o especialista e com o auxilio de exames específicos será feito um estudo do caso objetivando a técnica cirúrgica e execução adequadas para cada condição, com alta previsibilidade dos resultados pós-cicatrização. As principais variáveis que contribuem para as taxas satisfatórias do recobrimento radicular são: quantidade da superfície radicular exposta, volume e espessura gengival e altura do osso remanescente. As alternativas de tratamento são eleitas a partir de uma análise das características das recessões: unitárias, múltiplas, maxilar, mandibular, rasa, profunda e o formato gengival entre os dentes.

A tendência atual da Periodontia estética é a busca por técnicas cirúrgicas menos invasiva, cujo sucesso pode ser avaliado com um pós-operatório mais confortável e com uma cicatrização mais rápida. Para isso, a clínica Dr. Veit Leblon conta com equipamentos inovadores, como o microscópio operatório PROergo ZEISS ofertando benefícios clínicos adicionais ao tratamento cirúrgico das recessões gengivais.

Marque sua primeira consulta

Aqui tratamos as pessoas de forma especial Marque sua consulta